O que a creche pode ensinar?
Entenda quais são as experiências de aprendizagem para crianças até 3 anos e saiba como cada uma delas influencia no desenvolvimento infantil
Paula Nadal (paula.nadal@fvc.org.br)
No Brasil, a ideia de um currículo para a Educação
Infantil nem sempre foi aceita. O termo, porém,
ganhou força na última década, quando passou a ser
de fato compreendido como um conjunto de práticas
intencionalmente planejadas e avaliadas - um
projeto pedagógico que busca articular experiências e
saberes da criança para inseri-la na cultura, capaz
de prepará-la para encarar o Ensino Fundamental da
melhor maneira possível.
Infantil nem sempre foi aceita. O termo, porém,
ganhou força na última década, quando passou a ser
de fato compreendido como um conjunto de práticas
intencionalmente planejadas e avaliadas - um
projeto pedagógico que busca articular experiências e
saberes da criança para inseri-la na cultura, capaz
de prepará-la para encarar o Ensino Fundamental da
melhor maneira possível.
Para Jean Piaget, o sujeito constrói seu próprio
conhecimento, processo que se dá a partir da
interação com os outros e com o mundo dos objetos
e das ideias. Por isso, o currículo da creche deve
apontar quais experiências de aprendizagem são
fundamentais para o desenvolvimento da criança,
levando-se em conta as principais conquistas deste
período, como a marcha, a linguagem, a formação
do pensamento simbólico e a sociabilidade. É este
projeto pedagógico que vai orientar as ações e definir
os parâmetros de desenvolvimento dos meninos e
meninas.
Em 1998, o Ministério da Educação (MEC) publicou o
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil,
documento que aponta metas de qualidade para garantir o
desenvolvimento das crianças na creche e na pré-escola.
Mas a elaboração de propostas curriculares municipais é
bem mais recente.
Conheça, abaixo, os sete eixos de aprendizagem da creche
organizados por NOVA ESCOLA para oferecer cuidado,
segurança, acolhimento e condições para o desenvolvimento
subjetivo e intelectual das crianças entre 0 e 3 anos.
conhecimento, processo que se dá a partir da
interação com os outros e com o mundo dos objetos
e das ideias. Por isso, o currículo da creche deve
apontar quais experiências de aprendizagem são
fundamentais para o desenvolvimento da criança,
levando-se em conta as principais conquistas deste
período, como a marcha, a linguagem, a formação
do pensamento simbólico e a sociabilidade. É este
projeto pedagógico que vai orientar as ações e definir
os parâmetros de desenvolvimento dos meninos e
meninas.
Em 1998, o Ministério da Educação (MEC) publicou o
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil,
documento que aponta metas de qualidade para garantir o
desenvolvimento das crianças na creche e na pré-escola.
Mas a elaboração de propostas curriculares municipais é
bem mais recente.
Conheça, abaixo, os sete eixos de aprendizagem da creche
organizados por NOVA ESCOLA para oferecer cuidado,
segurança, acolhimento e condições para o desenvolvimento
subjetivo e intelectual das crianças entre 0 e 3 anos.
REVISTA NOVA ESCOLA
Nenhum comentário:
Postar um comentário