SONHANDO COM A ARTE

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quinta-feira, 23 de maio de 2013

Estudando sempre....



 ORIENTAÇÕES CURRICULARES E PROPOSTAS PEDAGÓGICAS



Formação de professores e apropriação de modos historicamente elaborados de pensar, sentir e 
agir na educação infantil 
Podemos dizer que, em termos históricos, é 
recente a incorporação da Educação Infantil 
no âmbito educacional. Essa novidade gera 
uma série de debates sobre qual é a identidade e qual é a função deste segmento educacional. Estas discussões também envolvem 
uma reflexão sobre qual o perfil e quais as 
competências que os professores precisam 
desenvolver para melhor atender às necessidades e aos desafios colocados pelo atendimento de crianças tão pequenas em espaços 
coletivos.
Para a definição deste perfil, o debate acumulado na área tem trazido a necessidade 
de pensarmos o cuidar e o educar como dimensões indissociáveis de todas as ações do 
professor de Educação Infantil, em especial 
dos que atuam nas creches. Mas como incorporar esta dimensão nos cursos de formação 
inicial e continuada destes profissionais? Isto 
implica necessariamente uma revisão e reflexão sobre o que se entende por ensino neste 
âmbito educacional e no desafio de conciliar 
teorias e práticas pedagógicas. 
Os programas de formação docente para Educação Infantil hoje têm como importante tarefa ajudar os professores a saírem do lugar 
de mudança de discursos para mudança de 
procedimentos e atitudes. Para tanto, é preciso incorporar aos processos formativos uma 
articulação entre os aspectos políticos do trabalho educacional e as discussões sobre as 
formas mais eficientes de ação pedagógica, de 
maneira a ajudar os professores a construírem 
seus conhecimentos a partir da apropriação e 
de reflexão de novas formas de trabalhar com 
as crianças. Desta maneira, os programas de 
formação precisam contemplar situações para 
que os professores construam e visualizem o 
papel político da sua atuação, tenham oportunidades para se apropriarem de conceitos e 
habilidades para uma atuação promotora de 
aprendizagem e desenvolvimento e participem 
de situações em que possam ser incentivados a 
examinarem o modo como agem e reagem nas 
interações que estabelecem com as crianças, 
famílias e coletivo de profissionais no interior 
das instituições educacionais. Podemos dizer 
que o grande desafio da formação de profes-13
sores se coloca na possibilidade de ajudá-los a 
se assumirem como protagonistas de seus processos de crescimento profissional e pessoal. 
Os textos 1, 2 e 3 também são referenciais para 
o quarto programa, com entrevistas que refletem sobre esta temática (Outros olhares sobre a 
Educação de crianças em creches) e para as discussões do quinto e último programa da série 
(Educação de crianças em creches em debate).


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KISHIMOTO, M. Tizuko. O Brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 1998. 


REVISTAS 
Revista Pátio Educação Infantil – Organizada pela Faculdade de Educação 
– PUC – RS. Editora Artes Médicas Sul. 
Email: artemed@pro.via-rs.com.br
Revista Criança. Publicada pelo MEC 
(distribuição gratuita). 
Revista Mente e Cérebro – Série: A 
Mente do Bebê. Composta por 4 edi-
ções especiais. Editada pela Ediouro, 
Segmento - Duetto Editorial LTDA., São 
Paulo, SP. 
Revista Eletrônica Zero a Seis – Editada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância 
– Centro de Ciências da Educação – 
UFSC. Eletrônica http://www.ced.ufsc.
br/~zeroseis/
Número Especial da Revista Psicologia 
da USP: “Um olhar multidisciplinar sobre as crianças de 0 a 3 anos: pistas e 
desafios para a educação infantil”, nú-
mero 20, vol. 3, 2009


VÍDEOS: 
Bebê interage com Bebê? Vídeo realizado pelo CINDEDI (FFCLRP/USP).
Programa Canto na Tela. Vídeos realizados pelo CINDEDI (FFCLRP/USP) e 
Creche Carochinha/COSEAS-USP: 1) O 
fazer do bêbê; 2) Processos de adapta-
ção na Creche; 3) Nanando na Creche; 
4) O lobo que virou bolo: práticas educativas alimentares; 5) O conto que as 
caixas contam; 6) Ambiente; 7) Fazendo arte na Creche.

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2014 ..."SOU CRIANÇA ...SOU ARTEIRO ...SOU ARTISTA"...

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