– DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE 0 A 3 ANOS
Qual currículo para bebês e crianças bem pequenas?
Apesar da grande importância que o tema
currículo ou orientações curriculares assume quando se discutem os processos educativos, estes ainda são bastante controversos,
especialmente no que se refere aos conteú-
dos a serem oferecidos nas instituições escolares. Quando se trata de propostas curriculares que abordam a educação de bebês e
crianças muito pequenas, esta discussão se
torna ainda mais complexa, pois é preciso
lidar não apenas com diferenças de concep-
ções, mas com a falta de pesquisa, estudos
e publicações que abordam diretamente a
organização curricular nas creches. Como
pensar esta organização? Pensamos ser fundamental, nesta discussão, considerar não
somente a incorporação das novas concep-
ções sobre criança e infância, em que se destaca a ideia de sujeitos de direitos e o papel
ativo que os bebês exercem no seu processo
de desenvolvimento, mas também as especificidades da educação infantil. Considerar
que as demandas deste segmento educacional possuem especificidades implica pensar
em um currículo sustentado nas relações,
nas interações e em práticas educativas
intencionalmente voltadas para as experi-
ências concretas da vida cotidiana, para a
aprendizagem da cultura pelo convívio no
espaço coletivo, no qual os professores promovem vivências que ampliam os potenciais
cognitivos, afetivos e sociais, considerando
as diferentes linguagens que compõem os
processos comunicativos e a maneira como
as crianças significam suas experiências.
Pensar as orientações curriculares nessa
perspectiva implica problematizar as concepções que apontam para a ideia de currículo como sendo o conjunto de objetivos
educacionais previamente determinados a
serem alcançados por meio de áreas disciplinares, nos quais os conhecimentos científicos são destacados em detrimento de
saberes cotidianos. Essa visão implica a mudança da concepção de aprendizagem como 12
aquisição e acumulação para uma concep-
ção de aprendizagem como um processo de
narração em que o foco de atenção se coloca nas práticas sociais que ocorrem no cotidiano das instituições educativas. Organizar
um currículo para e com os bebês e crianças
pequenas implica a articulação entre saberes de distintas ordens.
EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS EM CRECHE
ANO XIX-2009
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
TV ESCOLA
Nenhum comentário:
Postar um comentário