Semana de Acolhimento da Educação Infantil 2013.
“ Acolher significa estar apto a dar e receber afeto, procurando resgatar em si e nos outros as melhores possibilidades de encontro e relacionamento.
Acolher, mais do que apenas adaptar, é um movimento afetivo de aceitação que equivale a abraço bem forte, abraço completo, quentinho...
Significa a possibilidade de se colocar no lugar do outro, estabelecendo relações de cooperação, solidariedade, cumplicidade, apoio”
Abraço completo a infância
Para esta semana de acolhimento, em que voltamos para uma nova jornada, com novos companheiros, com novos responsáveis, até mesmo com novos colegas de trabalho. Começamos nossa viagem sonhando e nos preparando para embarcar nesta nave famosa:
Creche Vila Kennedy, LUGAR DE GENTE FELIZ,
Paramos para ouvir atentamente nossa Secretária de Educação, a Srª Claudia Costin.
Organizamos nosso tempo, para rever questões pertinentes a uma Educação Infantil de Qualidade e ainda estudar os textos sugeridos pela Equipe de Educação Infantil da SME.
Relatamos aqui um de nossos dias .....
Iniciamos com uma dinâmica onde foram riscadas linhas paralelas no chão imitando pontes. Nestas pontes foram colocadas uma educadora em cada ponta sugerindo que essas atravessassem de um lado para outro ao mesmo tempo, como aconteceu na história da ponte , mas as mesmas ainda não a conheciam. Não se podia cair no abismo, tínhamos de achar um jeito para fazer essa travessia em conjunto, em pares, para que todos fossem vencedores na sua tarefa.
Depois de muito riso, de muita alegria e muitos tombos no abismo, encontrou-se o “jeitinho” de atravessar a ponte: um abraço gostoso resolvia toda a nossa dificuldade. Um abraço, uma acolhida carinhosa bastava para que um grande problema fosse resolvido.
E assim nos remetemos a uma reflexão: O que a lição da ponte poderia ser aplicado ao nosso trabalho na creche? Ficou muito claro para todos, que o afeto é uma, se não a mais importante ferramenta do acolhimento, como também da vida, que esse movimento de acolher através do afeto nos remete a união a cooperação e ao compromisso com um espaço de GENTE FELIZ.
Tivemos momentos de formalizarmos planejamentos, estratégias para o desenvolvimento das primeiras atividades.
Houve momentos para contação de história, para os vídeos sugeridos e a leitura de textos.
E por fim, na sexta foi o dia que montamos um painel de mãos ratificando a Creche Vila Kennedy como um “ LUGAR DE GENTE FELIZ”
Nenhum comentário:
Postar um comentário