E/SUBE/CRE
(08.17.612) Creche Municipal Vila
Kennedy.
Plano de
Ação 2013
Planejar
é uma atividade que está dentro da Educação, visto que esta tem como
características básicas : evitar a improvisação, prever o futuro, estabelecer
caminhos que possam nortear mais apropriadamente a execução da ação educativa,
prever o acompanhamento da própria ação.
“Planejar e avaliar andam de mãos dadas”
(LIBÂNEO,1992,P221)
Objetivos gerais:
- Garantir que as políticas públicas, sua implementação e acompanhamento sejam efetivadas.
- Promover a atuação conjunta dos profissionais da creche independente de cargos, funções e horários.
- Desenvolver ações de formação continuada dos professores e demais profissionais.
- Promover o diálogo aberto creche /família com vistas as sugestões no intercambio das relações.
- Contribuir para uma ação articulada de todos os envolvidos com a realidade da creche.
- Promover a adaptação da infraestrutura necessária ao funcionamento de nossa instituição.
- Acompanhar o processo de desenvolvimento/ aprendizagem atuando junto ao corpo docente, alunos e pais no sentido de analisar os resultados com vistas a sua melhoria.
Área
de atendimento aos PEIs e AACs:
- Subsidiar o corpo docente na elaboração e implementação do planejamento anual , propondo alternativas metodológicas a partir de reflexões coletivas.
- Promover encontros e reuniões com temas relevantes identificados a partir da observação e análise da realidade de nossa creche que efetivem a proposta pedagógica.
- Apoiar e subsidiar a elaboração e implementação de projetos desenvolvidos.
- Analisar e refletir sobre a avaliação promovendo ações de melhoria no processo desenvolvimento / aprendizagem.
Área de atendimento aos alunos:
Promover
ações que venham à:
Ø Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
Ø Descobrir
e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e
seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
Ø Estabelecer vínculos
afetivos e de troca com adultos e
crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e integração
social;
Ø Estabelecer
e ampliar cada vez mais as relações
sociais, aprendendo a articular seus interesses e ponto de vista com os demais ,
respeitando a diversidade desenvolvendo
atitudes de ajuda e colaboração;
Ø Observar
e explorar o ambiente com atitude de
curiosidade, percebendo-se cada vez mais
como integrante, dependente e
agente transformador do meio ambiente e
valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
Ø Brincar,
expressando emoções , sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
Ø Utilizar
as diferentes linguagens ( corporal, musical, plástica, oral e escrita)
ajustadas as diferentes intenções e situações
de comunicação, de forma a
compreender e ser compreendido, expressar
suas ideias, sentimentos , necessidades e desejos e
avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
Ø Conhecer manifestações
culturais , demostrando atitudes
de interesse , respeito e participação frente
a elas e valorizando a
diversidade.
Área
de atendimento à família:
Orientar a família buscando a melhoria da qualidade de vida da criança tanto em sua casa quanto na creche;
Promover ações culturais que aproximem a família da escola
Reuniões
pedagógicas previstas no calendário para
creches, oriundas da SME.
Reunião
semanal entre a equipe pedagógicas e os educadores.
Avaliações
periódicas de todas as ações oriundas dos diferentes setores/segmentos da
creche;
Acompanhamento
das atividades desenvolvidas;
Reunião
de pais mensal com objetivo de
mantê-los informados /participantes das
atividades escolares/projetos.
Utilização
do blog da creche afim de atualizá-los com fotos
e planejamentos de ações .
Palestras
para pais e responsáveis sobre diversos assuntos como saúde /educação/direitos e deveres...
Atendimento/ entrevistas com os alunos e pais
sempre que necessário.
Observação sistemática através de relatórios e
assistemáticas das atitudes comportamentais
dos alunos para as intervenções
necessária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário