E/SUBE/CRE
(08.17.612) Creche  Municipal Vila
Kennedy.
Plano de
Ação 2013
Planejar
é uma atividade que está dentro da Educação, visto que esta tem como
características básicas : evitar a improvisação, prever o futuro, estabelecer
caminhos que possam  nortear mais  apropriadamente a execução da ação educativa,
prever  o acompanhamento da própria ação.
“Planejar e avaliar andam de mãos dadas”
(LIBÂNEO,1992,P221)
               Objetivos gerais:
- Garantir que as políticas públicas, sua implementação e acompanhamento sejam efetivadas.
- Promover a atuação conjunta dos profissionais da creche independente de cargos, funções e horários.
- Desenvolver ações de formação continuada dos professores e demais profissionais.
- Promover o diálogo aberto creche /família com vistas as sugestões no intercambio das relações.
- Contribuir para uma ação articulada de todos os envolvidos com a realidade da creche.
- Promover a adaptação da infraestrutura necessária ao funcionamento de nossa instituição.
- Acompanhar o processo de desenvolvimento/ aprendizagem atuando junto ao corpo docente, alunos e pais no sentido de analisar os resultados com vistas a sua melhoria.
          Área
de atendimento aos PEIs e AACs:
- Subsidiar o corpo docente na elaboração e implementação do planejamento anual , propondo alternativas metodológicas a partir de reflexões coletivas.
- Promover encontros e reuniões com temas relevantes identificados a partir da observação e análise da realidade de nossa creche que efetivem a proposta pedagógica.
- Apoiar e subsidiar a elaboração e implementação de projetos desenvolvidos.
- Analisar e refletir sobre a avaliação promovendo ações de melhoria no processo desenvolvimento / aprendizagem.
      Área de atendimento aos alunos:
 Promover
ações que venham à:
                                                           Promover
ações que venham à: 
Ø Desenvolver  uma imagem positiva  de si, atuando de forma  cada vez mais independente, com confiança  em suas capacidades e percepção de suas limitações;
Ø Descobrir
e conhecer  progressivamente  seu próprio corpo, suas potencialidades e
seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos  de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
Ø Estabelecer  vínculos 
afetivos e de troca  com adultos e
crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas  possibilidades de comunicação e integração
social;
Ø Estabelecer
e ampliar cada vez mais  as relações
sociais, aprendendo a articular seus interesses e ponto de vista com os demais ,
respeitando a diversidade  desenvolvendo
atitudes de ajuda e colaboração;
Ø Observar
e explorar o ambiente com  atitude de
curiosidade, percebendo-se cada vez mais 
como  integrante, dependente e
agente  transformador do meio ambiente e
valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
Ø Brincar,
expressando emoções , sentimentos, pensamentos, desejos  e necessidades;
Ø Utilizar
as diferentes linguagens ( corporal, musical, plástica, oral e escrita)
ajustadas as diferentes intenções e situações 
de comunicação, de forma  a
compreender  e ser compreendido, expressar
suas ideias, sentimentos , necessidades e desejos  e 
avançar  no seu processo  de construção de  significados, enriquecendo  cada vez mais sua capacidade  expressiva;
Ø Conhecer  manifestações 
culturais , demostrando  atitudes
de interesse , respeito e participação frente 
a elas  e valorizando a
diversidade.
  Área
de atendimento à família:
Orientar a família buscando a melhoria da qualidade de vida da criança tanto em sua casa quanto na creche;
Promover ações culturais que aproximem a família da escola
 Reuniões
pedagógicas  previstas no calendário para
creches, oriundas da SME.
   Reuniões
pedagógicas  previstas no calendário para
creches, oriundas da SME.
   Reunião
semanal  entre a equipe pedagógicas  e os educadores.
   Avaliações
periódicas de todas as ações oriundas dos diferentes setores/segmentos da
creche;
   Acompanhamento
das atividades desenvolvidas;
   Reunião
de pais mensal com objetivo  de
mantê-los  informados /participantes  das 
atividades escolares/projetos.
   Utilização
do blog da creche  afim  de atualizá-los com  fotos 
e planejamentos de ações .
   Palestras
para pais e responsáveis sobre diversos assuntos como  saúde /educação/direitos e deveres...
   Atendimento/  entrevistas com os alunos  e pais 
sempre que necessário.
 Observação  sistemática através de relatórios e
assistemáticas das atitudes comportamentais 
dos alunos  para as intervenções
necessária.
   Observação  sistemática através de relatórios e
assistemáticas das atitudes comportamentais 
dos alunos  para as intervenções
necessária. 


 
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário