SONHANDO COM A ARTE

SONHANDO COM A ARTE

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Estudando Resiliência.......





E/SUBE/CRE (08.17.612) CRECHE MUNICIPAL VILA KENNEDY

CENTRO DE ESTUDOS – 25/04/2012

1ª atividade: Procurar Angela para descobrir sua cor.

2ª atividade: Reunir-se com todos que tenham a mesma cor que você.

Ficaremos  por enquanto, devendo o vídeo  dos grupos procurando as bolas ....
Este está divertidíssimo.......
3ª atividade: Atenção as regras para andar pela creche e achar as bolas da cor do seu grupo:
  • Cor azul – andar lado a lado batendo palmas no alto da cabeça.
  • Cor verde – andar em fila de costas, fazendo Oh! Oh!, imitando índios.
  • Cor amarela – andar em fila de braços dados, fazendo a, a, a, a, com a boca bem aberta.
  • Cor lilás – andar em fila com a mão na cabeça do outro, imitando o ronco do motor de um carro possante.
  • Cor preto – andar em fila com a mão no queixo da colega, imitando uma linda gatinha.
  • Atenção as regras: Não pode sair da fila, nem andar sem estar fazendo o que sua cor mandar.
Se encontrar bolas de outra cor que não seja a sua deixe no mesmo lugar e não fale.

1ª missão: Achar pela creche todas as bolas da sua cor:
  
Azul – 16 bolas
  Preta  - 16 bolas
Lilás – 14 bolas
Verde – 13 bolas
  Amarelo – 18 bolas

2ª missão: Estourar todas as bolas e não perder nenhum papel.

3ª missão: Montar a frase com todas as palavras e descobrir qual é o tema do estudo de hoje. Vocês tem 10 minutos para achar as bolas (observe as regras) e 10 minutos para montar a frase.
























4ª missão: Reescrever a frase com tinta guache na folha de jornal.

5ª missão: Apresentar a frase para todos os grupos. Dar seu palpite: qual o tema do grupo de estudos de hoje?

Relaxar.......

Comer .......

Acordar!

Vídeos
Síndrome de Burnout e Resiliência - Parte 1 - Assistam também as partes 2 e 3 onde falo sobre a resiliência e como desenvolvê-la para ajudar a lidar com a síndrome de Burnout. Apresentação de Fatima Araujo de Carvalho, no programa Vanguarda Comunidade, comandado pelo jornalista Carlos Abranches, da TV Vanguarda do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Mantiqueira, afiliada da Rede Globo, em 19 de dezembro de 2006. Tema oriundo de minha dissertação de Mestrado "O Mal-estar docente: das chamas devastadoras (burnout) às flamas da esperança-ação (resiliência), defendida em 2003, na área da Psicologia da Educação, pela PUC de São Paulo
6ª missão: Os grupos irão novamente se reunir por cor  e discutir o texto da apostila

  Todos os textos  abaixo relacionados foram retirados do livro "Pedagogia do Movimento - Universo lúdico e psicomotricidade" de  Hermínia  Regina  Bugeste Marinho; Moacir Ávila  de Matos Junior;
Nei Alberto Salles Filho; Silvia Christina  Madrid Finck da editora IBPEX - 2ª Edição.
Cor preta: Resiliência: repensando valores e posturas do profissional da educação..
Cor lilás: Argumentos em prol de uma pedagogia do movimento na escola.
Cor verde: Sobre aprender: uma visão holística da educação.
Cor amarela: Sobre uma visão amorosa da educação.
Cor azul: Sobre uma visão integral da educação.

7ª missão: Apresentar para todos a opinião do grupo sobre o texto.

TRABALHO DE CASA: Faça uma lista com as habilidades que foram desenvolvidas hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORES... MIL CORES...

CORES... MIL CORES...

2014 ..."SOU CRIANÇA ...SOU ARTEIRO ...SOU ARTISTA"...

2014   ..."SOU CRIANÇA ...SOU ARTEIRO ...SOU ARTISTA"...

Pesquisar este blog