SONHANDO COM A ARTE

SONHANDO COM A ARTE

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Estudando Resiliência.......





E/SUBE/CRE (08.17.612) CRECHE MUNICIPAL VILA KENNEDY

CENTRO DE ESTUDOS – 25/04/2012

1ª atividade: Procurar Angela para descobrir sua cor.

2ª atividade: Reunir-se com todos que tenham a mesma cor que você.

Ficaremos  por enquanto, devendo o vídeo  dos grupos procurando as bolas ....
Este está divertidíssimo.......
3ª atividade: Atenção as regras para andar pela creche e achar as bolas da cor do seu grupo:
  • Cor azul – andar lado a lado batendo palmas no alto da cabeça.
  • Cor verde – andar em fila de costas, fazendo Oh! Oh!, imitando índios.
  • Cor amarela – andar em fila de braços dados, fazendo a, a, a, a, com a boca bem aberta.
  • Cor lilás – andar em fila com a mão na cabeça do outro, imitando o ronco do motor de um carro possante.
  • Cor preto – andar em fila com a mão no queixo da colega, imitando uma linda gatinha.
  • Atenção as regras: Não pode sair da fila, nem andar sem estar fazendo o que sua cor mandar.
Se encontrar bolas de outra cor que não seja a sua deixe no mesmo lugar e não fale.

1ª missão: Achar pela creche todas as bolas da sua cor:
  
Azul – 16 bolas
  Preta  - 16 bolas
Lilás – 14 bolas
Verde – 13 bolas
  Amarelo – 18 bolas

2ª missão: Estourar todas as bolas e não perder nenhum papel.

3ª missão: Montar a frase com todas as palavras e descobrir qual é o tema do estudo de hoje. Vocês tem 10 minutos para achar as bolas (observe as regras) e 10 minutos para montar a frase.
























4ª missão: Reescrever a frase com tinta guache na folha de jornal.

5ª missão: Apresentar a frase para todos os grupos. Dar seu palpite: qual o tema do grupo de estudos de hoje?

Relaxar.......

Comer .......

Acordar!

Vídeos
Síndrome de Burnout e Resiliência - Parte 1 - Assistam também as partes 2 e 3 onde falo sobre a resiliência e como desenvolvê-la para ajudar a lidar com a síndrome de Burnout. Apresentação de Fatima Araujo de Carvalho, no programa Vanguarda Comunidade, comandado pelo jornalista Carlos Abranches, da TV Vanguarda do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Mantiqueira, afiliada da Rede Globo, em 19 de dezembro de 2006. Tema oriundo de minha dissertação de Mestrado "O Mal-estar docente: das chamas devastadoras (burnout) às flamas da esperança-ação (resiliência), defendida em 2003, na área da Psicologia da Educação, pela PUC de São Paulo
6ª missão: Os grupos irão novamente se reunir por cor  e discutir o texto da apostila

  Todos os textos  abaixo relacionados foram retirados do livro "Pedagogia do Movimento - Universo lúdico e psicomotricidade" de  Hermínia  Regina  Bugeste Marinho; Moacir Ávila  de Matos Junior;
Nei Alberto Salles Filho; Silvia Christina  Madrid Finck da editora IBPEX - 2ª Edição.
Cor preta: Resiliência: repensando valores e posturas do profissional da educação..
Cor lilás: Argumentos em prol de uma pedagogia do movimento na escola.
Cor verde: Sobre aprender: uma visão holística da educação.
Cor amarela: Sobre uma visão amorosa da educação.
Cor azul: Sobre uma visão integral da educação.

7ª missão: Apresentar para todos a opinião do grupo sobre o texto.

TRABALHO DE CASA: Faça uma lista com as habilidades que foram desenvolvidas hoje.

CORES... MIL CORES...

CORES... MIL CORES...

2014 ..."SOU CRIANÇA ...SOU ARTEIRO ...SOU ARTISTA"...

2014   ..."SOU CRIANÇA ...SOU ARTEIRO ...SOU ARTISTA"...

Pesquisar este blog