OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
De acordo com a LDB 9.394/96, a Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
A prática pedagógica na/da Educação Infantil, segundo os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 1998, Volume 1), deve ser organizada de modo que as
crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
* Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
* Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, sua potencialidade e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidados com a própria saúde e bem-estar;
* Estabelecer vínculos afetivos e troca entre adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e integração social;
* Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes
de ajuda e colaboração;
* Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que
contribuam para sua conservação;
* Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
* Utilizar as diferentes linguagens: corporal, musical, plástica, oral e escrita, ajustada às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido;
* Expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos de avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
* Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.
A Resolução n° 5 de 2009- Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
Infantil (BRASIL, 2009), observa:
Artigo 8°- A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito á proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, á brincadeira, à convivência e à
interação com outras crianças.
Ainda, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009) consideram que a função sociopolítica e pedagógica das unidades de Educação Infantil inclui
(Resolução CNE/CEB n° 05/09 Artigo 7°):
a- Oferecer condições e recursos para que as crianças usufruam seus direitos civis,humanos e sociais.
b- Assumir a responsabilidade de compartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças com as famílias.
c- Possibilitar tanto a convivência entre crianças e entre adultos e crianças quanto à ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas.
d- Promover a igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais no que se refere ao acesso a bens culturais e às possibilidades de vivência da infância.
e- Construir novas formas sociabilidade e subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação
etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, linguística e religiosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário